Se queres saber mais sobre coaching fazemos uma primeira sessão de esclarecimento grátis, sem qualquer compromisso.

Contacta-me já!

. Coaching de vida
· Coaching para jovens (estudantes e jovens em início de carreira)
· Coaching de carreira

terça-feira, 21 de março de 2017

Como escrever um CV

Na sequência dos dois posts anterior sobre a escolha da tua carreira de sonho e da caracterização do emprego de sonho (que se ainda não leste te recomendo muito que leias), apresento-te o primeiro passo para te candidates a um qualquer emprego, pois é o primeiro documento que vais ter que entregar: um Curriculum Vitae (CV).



O que é o CV?

O CV é um resumo das tuas experiências, capacidades e conhecimentos. Deverá retratar, o melhor possível, os teus pontos fortes tanto a nivel de conhecimentos e habilidades mas também, ao nível dos comportamentos e atitudes.
Cada vez mais, os empregadores, procuram pessoas com as suas características pessoais mais desenvolvidas, pois já perceberam que o conhecimento é mais fácil de adquirir com a prática, os comportamentos e as atitudes são caracteristicas, na maior parte dos adultos, já bastante enraizadas e, por isso, mais difíceis de alterar.

O que deve incluir o CV?

Não há uma fórmula mágica para fazer um CV de sucesso, mas há algumas informações básicas que não podem falhar e que têm que constar no documento, para que ele cumpra a sua função. Em termos de template, procura um simples na internet pois o CV tem que se valorizar pelo conteúdo e não pelo aspecto. Conteúdos que deve conter:
  • Contactos - nome completo, endereço de email, morada ou zona de residencia, número de telemóvel
  • Formação - deves listar todas as formações relevantes, com data e local de término. Se ainda tiveres pouca experiência profissional na área que te estás a candidatar, e tiveres feito uma formação relevante na área, coloca o máximo de informação e dá-lhe um destaque de forma a ser fácil de visualizar (trazê-la para o início do CV, a seguir aos contactos, pode ser uma opção).
  • Experiência profissional - deves listar as experiências profissionais, dando maior enfase às conquistas feitas que tenham maior enquadramento no trabalho a que te estás a candidar. O CV não deve ter mais que duas páginas e por isso tens que ser muito objetivo e certeiro no que queres dizer. Os trabalhos devem ser listados dos mais recentes para os mais antigos.
  • Referências - Indica duas ou três pessoas que poderão ser uma referência para testemunhar a qualidade do teu trabalho e, acima de tudo, a qualidade do teu caracter.

Eu tenho que adicionar um "Sobre mim"?

Alguns CVs têm, no início, um sumário que descreve as características mais marcantes da pessoa. É fundamental? Não! Ajuda? Sim, porque hoje em dia aparecem milhares de CVs de resposta a um anúncio e, por isso, o entrevistador tem poucos segundos para analisar cada CV. Se numa primeira análise, o poder ter logo uma boa ideias sobre ti, aumentas substancialmente a probabilidade de passar à próxima fase.
Não te esqueças que, muitas vezes, o entrevistador só vai mesmo olhar para aquelas 10 primeiras linhas e, por isso, é como se tivesses que vender a tua pessoa em 15 segundos, e por isso sendo muito sincero, escolhe as tuas características mais fortes para as funções que estás a concorrer e algumas conquistas que tenhas feito no passado e que penses ter enquadramento naquele recrutamento.

O que deve aparecer primeiro: a experiência profissional ou a formação?

Para qualquer pergunta, um bom gestor tem sempre uma boa resposta: "depende". Se tiveres terminado a tua formação recentemente e que seja relevante para aquele cargo e se, do ponto de vista profissional, não tens experiência relevante, inicia o CV com a formação. Se, por outro lado, a tua experiência profissional é a tua mais valia para aquele cargo e se a formação já foi há muitos anos, inicia com a experiência profissional.
O importante é sempre que as primeiras informações sejam as mais relevantes pois, lembra-te, que quem está a analisar um CV não tem muito tempo para se focar nos pormenores.

Devo incluir hobbies no meu CV?

Se achares que os hobbies, ou aprendizagens que tiras deles são aplicáveis à função a que estás a concorrer, pode ser relevante a sua inclusão. Se tiveres algum hobbie que te diferencia e que pensas que possa fortalecer a ideia do teu carácter também pode ser útil. Na minha opinião hobbies gerais como viajar, ir ao cinema e ler não são relevantes.

Algumas dicas importantes:

  • Cada candidatura deve ter um CV diferente pois este deve ser totalmente adaptado às funções a que estás a concorrer
  • Toda a informação deve ser o mais verdadeira possível. Pode valorizar as suas qualidades, mas não invente qualidade
  • Mantém a informação sempre atualizada, nomeadamente os teus contactos para que a empresa não tenha dificuldade em te contactar
  • O CV deve ser muito claro e objetivo. Lembra-te que quem está a ler tem muito pouco tempo
  • Mostra nas primeiras linhas qual a razão para tu seres a pessoa certa para aquele cargo
  • Se o teu CV for extenso e já tiveres muitas experiências diferentes, e algumas pouco relevantes para a função a que te candidatas, podes omitir algumas delas. Não vale a pena encher o curriculum com detalhes irrelevantes
  • O CV deve ser legível, com uma fonte tamanho 10 e fontes de escrito (ex: Arial, Verdana ou Times New Roman). Deixe espaço entre as linhas e espaçamentos maiores entre blocos. Deixe o texto respirar para ser agradável à vista. É essencial que não tenha erros de português.


Se gostaste deste artigo, subscreve a newsletter no meu blog para receberes semanalmente informação que pode te ajudar no caminho da tua nova carreira ou de conquistar os teus sonhos.

Tchau!!!

P.S Se o teu trabalho já não te satisfaz, se pensas que precisas de um novo desafio na tua carreira ou mesmo na tua vida... fala comigo! Tenho o programa certo para ti! Programa Supermulher
E estou a oferecer a primeira sessão sem nenhum compromisso. Contacte-me já!

Sem comentários:

Enviar um comentário