Se queres saber mais sobre coaching fazemos uma primeira sessão de esclarecimento grátis, sem qualquer compromisso.

Contacta-me já!

. Coaching de vida
· Coaching para jovens (estudantes e jovens em início de carreira)
· Coaching de carreira

sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

Tudo na vida só faz sentido quando é win win


Hoje quando vinha para o trabalho, a ouvir o meu audio book, um dos temas abordados era a forma como abordamos os outros, as relações e a vida no geral.

Fiquei a pensar nisso... Realmente um dos temas era que há várias maneiras de tratar os outros, mas que uma ferramenta muito conhecida, e estudada em todos os livros de negociação, que é a relação win-win é totalmente aplicável à vida em geral e a todas as relações humanas.



Nos negócios esta ferramenta é descrita como sendo a que, em relações continuadas no tempo, traz maior rentabilidade e uma maior satisfação para ambas as partes.

E será que no nosso dia a dia também a aplicamos?

Mesmo quando não estamos numa negociação declarada, será que nos preocupamos com outro lado?
Quando estamos a falar com os nossos filhos e queremos que eles façam uma coisa. Será que nos preocupamos com o que eles querem naquele momento?
E quando pedimos alguma coisa a alguém da nossa equipa. Será que estamos preocupados com o que eles estavam a fazer antes e se é mais ou menos importante para ele?
E quando o nosso marido nos interrompe a novela. Será que pensamos que se calhar o que ele nos vai dizer é muito importante para ele?

Dado que vivemos no meio dos outros, com os outros, temos que viver também um pouco na pele dos outros. Eu penso que cada vez mais o ser humano se está a tornar auto centrado, egoísta e indisponível para fazer cedências.

Como é óbvio sou um ser humano como os outros e cometo muitas vezes estes erros que enumerei atrás. Penso que a minha consciência de que são erros já é um grande passo. Mas com este caminho do auto-conhecimento e do auto-coaching penso que estou melhor e tenho a certeza que o caminho vai ser melhorar cada vez mais.

E tu? Também cometes este erro? Queres melhorar?

Proponho um desafio: nos próximos 21 dias, escrevam diariamente 2 situações com outras pessoas em que pararam antes de agir, pensaram como se estivessem do outro lado e então agiram (podem ou não ter mudado o comportamento que iam ter, mas o importante é que pensaram sobre ele).

Entretanto deixa aqui os teus comentários e como está a correr o teu desafio.

E bom fim de semana!!! Diverte-te sempre!


Sem comentários:

Enviar um comentário