Se queres saber mais sobre coaching fazemos uma primeira sessão de esclarecimento grátis, sem qualquer compromisso.

Contacta-me já!

. Coaching de vida
· Coaching para jovens (estudantes e jovens em início de carreira)
· Coaching de carreira

quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Desistir? Nunca! O caminho é sempre em frente!

Conforme referi no último post, ir para frente com um novo projecto ou um novo objetivo nem sempre é fácil...
...se fosse simples todos faziam! 

Pelo caminho vão aparecer alguns obstáculos, mas o segredo está em manter o foco, ser persistente e acima de tudo querer muito!


Hoje vou partilhar convosco um tema que também me acontece muitas vezes e que, apesar de nem sempre o conseguir resolver bem, tenho já algumas técnicas testadas com sucesso: são os assuntos e as pessoas estão sempre a tentar controlar o teu foco.

Isto acontece-me muito em casa, com os filhos e com a cara metade (o que até é aceitável, mas com conta peso e medida) mas também no trabalho (o que já não é tão aceitável assim).

Relativamente à família, penso que tens que defender o teu tempo e o teu espaço. Tens que deixar bem claro que tens um novo foco, que é importante para ti, que isso te pode consumir algum tempo. Desde que não abandones por completo o barco e consigas dar tempo de qualidade para todos, penso que tens todo o direito de exigir também o teu tempo. É importante que sejam assuntos bem clarificados em família. Se for claro entre todos, o nível de conflito e de insatisfação irá diminuir muito.
E acima de tudo não te culpes!! 

(é nesta parte que eu nem sempre consigo).

Quando os teus filhos estão sempre a exigir a tua atenção e tu, em alguma altura, tens que dizer: "filho, agora não porque a mãe está a tratar de... que é muito importante para o seu novo projeto!". Custa-me tanto dizer isto... fico a sentir-me tão culpada!!! Mas, olhando friamente, eles têm que perceber que é importante para a mãe e que faz a mãe feliz... os meus até compreendem a maior parte das vezes, mas eu continuo a sentir-me muitas vezes culpada.

Profissionalmente, e desde que não ponhas em causa as tuas tarefas antigas, ninguém deveria ter nada a dizer. Mas não é isso que acontece, na maior parte das vezes. De repente, alguém que nunca pareceu ligar ao teu trabalho, vai-te começar a pedir contas pelo trabalho. Quando alguma coisa correr menos bem (o que já aconteceu mil vezes e nunca te disseram nada), vão te apontar o dedo como se fosse o pior erro do mundo...

Vão te pôr a sentir mal, a duvidar das tuas escolhas, a duvidar do teu profissionalismo apenas porque mudaste o teu foco, criaste novas oportunidades para ti... e isso criar muita fricção na nível empresarial.

Como todas as escolhas, um sim a uma coisa implica dizer não a muitas outras coisas e desde que estejas consciente do que estás a dizer não, vais ter que saber viver com as represálias...

Se viveres sem culpa e sem arrependimento tudo se torna mais simples, por isso o meu conselho é quando tomares as decisões, pensa também no que estás a dizer que não... se te preparares para os nãos que tens que dizer tudo será muito mais simples... mas não te deixes paralisar pelos nãos, eles fazem parte da vida!



Sem comentários:

Enviar um comentário