Se queres saber mais sobre coaching fazemos uma primeira sessão de esclarecimento grátis, sem qualquer compromisso.

Contacta-me já!

. Coaching de vida
· Coaching para jovens (estudantes e jovens em início de carreira)
· Coaching de carreira

segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

Os 7 hábitos de pessoas altamente eficazes

Terminei a leitura do primeiro livro da lista: os 7 hábitos de pessoas altamente eficazes de Stephen Covey.


Se ainda não viste a lista de 12 livros que vou ler em 2017, clica aqui para fazer download e guardares.

Na verdade este livro foi uma "releitura". Já o tinha lido em 2004, enquanto estive a fazer o meu MBA. Foi com grande prazer que recordei alguns assuntos, e houve até alguns assuntos que me senti como se estivesse a ler pela primeira vez. Penso que agora, à luz dos meus novos conhecimentos e interesses, fez muito mais sentido esta leitura.

Recomendo totalmente a leitura deste livro!

Em resumo os 7 hábitos são: a proactividade, o saber onde queremos chegar e tê-lo bem presente sempre, colocar as coisas mais importantes primeiro, pensar win-win, procurar primeiro compreender os outros e só depois ser compreendido, encontrar sinergias e procurar melhorias contínuas tanto a nível pessoal com nas relações com os outros.

O livro, entre muitos outros assuntos interessantes, ressalta a necessidade de saber onde queremos chegar e de termos que fazer "coisas" para lá chegar. Muitas vezes as pessoas ficam presas nas dificuldades e acabam por não dar início às ações necessárias para alcançar as metas por medos ou crenças altamente limitadoras. É fundamental que se perceba que com um passo de cada vez, ultrapassando os obstáculos com persistência, transformando o grande objetivo em pequenos passos, tudo se torna mais simples.

Em termos de organização de tempo, o livro refere a matriz do importante vs urgente. É uma matriz muito importante, sendo que cada vez mais nos perdemos naquilo que é urgente, não tendo muitas vezes tempo para aquilo que realmente é importante. Isto é crítico! Temos que aprender a parar esta tendência com o desligar do telefone, não estar sempre agarrado ao telemóvel, ter horas fixas para ver o email, utilizar o menos possível as redes sociais, desligar as notificações, ter horas de atendimento, etc. Temos que ter a força para sermos nós a fazer o nosso horário e não estarmos à mercê do que os outros querem de nós.

Outros temas são muito bem desenvolvidos como a necessidade de criar relações win-win, permitindo relações mais profícuas e mais duradouras, bem como a necessidade de encontrar sinergias e pontos de consenso e também a necessidade de estar em constante melhoria contínua encontrando formas de equilíbrio sustentáveis a longo prazo (forma física, espiritual, conhecimento e contribuição).

Por último gostaria de destacar a referência à importância da mentalidade de abundância. É um tema que eu gosto de destacar pois, quem anda no mundo dos negócios, tem sempre a tendência de olhar a concorrência como um adversário a abater. Aquilo que Stephen Covey defende é que há espaço para todos e que todos podem conviver, prosperar e ter o seu espaço abundante... 
Este é um tema que eu concordo plenamente e, neste mundo do coaching onde estou, já percebi que temos mesmo que unir os nossos esforços, temos muito mais a ganhar se estivermos unidos do que a perder. Há espaço para todos... e quanto mais nos unirmos mais conseguimos alargar o mercado e construir um mundo melhor para nós e para todos os nossos clientes.


Sem comentários:

Enviar um comentário