Se queres saber mais sobre coaching fazemos uma primeira sessão de esclarecimento grátis, sem qualquer compromisso.

Contacta-me já!

. Coaching de vida
· Coaching para jovens (estudantes e jovens em início de carreira)
· Coaching de carreira

quarta-feira, 16 de novembro de 2016

Hoje é o dia internacional da tolerância

Ontem estive a rever uns depoimentos de pessoas sobre o 11 de setembro e percebi, de uma forma muito clara, o que significa tolerância. Eram pessoas dos dois lados, com posições radicalmente diferentes mas que num diálogo bem orientado acabaram por se entender e formaram um projeto conjunto em prol da paz.

Claro que todos olhámos para os acontecimentos do 11 de setembro como um acontecimento terrível (e para nós foi realmente). Todos pensámos que só pessoas desumanas, sem coração e cheias de maldade poderiam estar por trás daqueles atentados... mas será que alguma vez pensámos o que está por trás destas atitudes? O que sentiam estas pessoas para fazer tais actos? Quanta violência já sentiram contra eles para ter esta reacção?

Sei que não desculpa, sei que não é uma justificação aos nossos olhos... mas e se tivessem matado a tua filha ou o teu filho o que farias?

A guerra e todos os atentados contra o povo são revelações de falta de tolerância, de não parar para pensar que os povos não têm culpa das ganâncias governativas e da necessidade de poder que algumas minorias demonstram. Se fosse pela voz do povo, em consciência e bem guiados na voz da tolerância, da compreensão pelo outro, certamente seria muito mais simples resolver a maioria dos conflitos.


Era bom que aproveitássemos estes dias para pensar um pouco sobre o tema, para olhar para os outros de uma forma diferente, tentando sempre relembrar que o nosso mapa não é o território, ou seja, a nossa forma de ver as coisas é apenas isso a nossa forma de ver as coisas. Pode haver outras diferentes, igualmente corretas, e temos que respeitar isso, da mesma forma que os outros têm que respeitar os nossos pontos de vista.
Temos que aprender a respeitar os outros pelo que são e não pelos comportamentos que têm, pois esses comportamentos são momentâneos e podem ser alterados facilmente.

Vamos todos ser mais tolerantes! 
Aceitar os outros também nas diferenças! 
E vivermos em harmonia como sendo uma parte de um todo!




Sem comentários:

Enviar um comentário